Comecei a vender e agora?

Loja virtual no ar, divulgação feita, as vendas deverão começar a aparecer. Pelo menos assim deve ser.  Agora é que começa o trabalho de verdade. Este trabalho envolve:

  • administração dos pedidos
  • atendimento aos clientes
  • conferências financeiras
  • emissões de notas fiscais
  • despacho das mercadorias
  • acompanhamento das entregas
  • pós-venda 

Normalmente todos os sistemas de e-commerce permitem a administração de status dos pedidos e é fundamental o uso dos status de pedidos para sua administração futura.  É pelos status de pedidos que você consiga filtrar os pedidos estão em qual parte ou etapa do processo administrativo. Normalmente o processo de desenvolve no seguinte formato:

  1. Novo pedido (compra realizada pelo cliente)
  2. Aguardando pagamento (ou pagamento do boleto, ou aprovação do cartão)
  3. Pagamento aprovado
  4. Produto separado para expedição / emissão de nota
  5. Produto enviado / despachado
  6. Produto entregue

Obviamente o processo pode mudar um pouco conforme as características e particularidades de sua loja virtual, mas a essência é a mesma.

Então utilizando os status dos pedidos, você pode facilmente identificar quais os seus pedidos estão em cada fase do processo interno. Para um bom gestor de e-commerce controlar esses status e ter acesso a estas informações é crucial para uma boa administração.

Dica: Não deixe de utilizar os status para administrar seus pedidos.

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