Loja virtual no ar, divulgação feita, as vendas deverão começar a aparecer. Pelo menos assim deve ser. Agora é que começa o trabalho de verdade. Este trabalho envolve:
- administração dos pedidos
- atendimento aos clientes
- conferências financeiras
- emissões de notas fiscais
- despacho das mercadorias
- acompanhamento das entregas
- pós-venda
Normalmente todos os sistemas de e-commerce permitem a administração de status dos pedidos e é fundamental o uso dos status de pedidos para sua administração futura. É pelos status de pedidos que você consiga filtrar os pedidos estão em qual parte ou etapa do processo administrativo. Normalmente o processo de desenvolve no seguinte formato:
- Novo pedido (compra realizada pelo cliente)
- Aguardando pagamento (ou pagamento do boleto, ou aprovação do cartão)
- Pagamento aprovado
- Produto separado para expedição / emissão de nota
- Produto enviado / despachado
- Produto entregue
Obviamente o processo pode mudar um pouco conforme as características e particularidades de sua loja virtual, mas a essência é a mesma.
Então utilizando os status dos pedidos, você pode facilmente identificar quais os seus pedidos estão em cada fase do processo interno. Para um bom gestor de e-commerce controlar esses status e ter acesso a estas informações é crucial para uma boa administração.
Dica: Não deixe de utilizar os status para administrar seus pedidos.