Cores mais adequadas para loja

Cada loja deve ter a sua identidade visual, normalmente acompanha-se o padrão de cores definido no logotipo da empresa.

Contudo em alguns casos as logotipos possuem cores complicadas de serem utilizadas no layout, nestes casos sempre recomendamos um layout limpo, branco com tons de cinza, ou preto.

Menos é mais, deve-se tentar sempre destacar os produtos. Muito comum é utilizar cores suaves ou até mesmo ausência de cores para fundo da loja, deixando apenas uma cor de fundo  no menu de navegação, para ampliar e destacar banners e produtos.

Para você ter uma boa ideia do que estamos falando analise seus concorrentes e outras lojas líderes de mercado. A maioria utiliza poucas cores na loja fora os banners. Obviamente existem exceções, lojas de brinquedos e roupas infantis são mais coloridas. Porém mesmo as lojas de roupas infantis que utilizam muitas cores, sempre utilizam cores pastéis, evite ao máximo utilizar cores berrantes, são poucos os casos onde elas ficam agradáveis.

A seguir, são listadas as Referências Naturais e os Simbolismos Psicológicos das cores primárias e secundárias do círculo cromático de Johannes Itten, segundo Morton (1997).

·        Vermelho

(Referências Naturais): fogo, sangue, carne crua, carne humana, rosas, cravos, maçãs, bagas, tomates, cardeais (pássaro vermelho), rubi. (Simbolismos Psicológicos): energia, calor, força, impulso, dinamismo, atividade, coragem, excitamento, amor, paixão, dominância, rebelião, agressão, guerra e combate, violência, sexualidade, prostituição.

·        Azul

(Referências Naturais): céu, oceanos e lagos, mirtilos, pássaros, peixes, mofo, lápis (pedra preciosa). (Simbolismos Psicológicos): espiritualidade, confiança, verdade, limpeza, tranquilidade, contentamento, imaterialidade, passividade, compreensão, conservadorismo, segurança, tecnologia, masculinidade, frieza e frio, introversão, melancolia, depressão.

·        Amarelo

(Referências Naturais): luz solar, areia, folhas de outono, milho, limões, banana, girassóis, narcisos, canários, peixes, ouro, topázio, cabelo humano e pelo animal, urina, fleuma, pus, icterícia na pele. (Simbolismos Psicológicos): alegria, esperança, vitalidade, luminosidade, iluminação mental e espiritual, comunicação, expansão, otimismo, filosofia, egoísmo, desonestidade, traição, covardia.

·        Verde

(Referências Naturais): vegetação em geral, lagos, esmeralda, jade, pássaros, peixes. (Simbolismos Psicológicos): natureza, crescimento, fecundidade, renovação, frescor, tranquilidade, esperança, juventude, saúde, paz, boa sorte, calma, inveja, imaturidade.

·        Laranja

(Referências Naturais): fogo, pôr do sol, laranja, manga, damasco, abóbora, inhame, flores e folhas de outono, peixe-dourado, cabelo humano e pelo animal. (Simbolismos Psicológicos): energia, alegria, atividade, excitamento, calor, grosseria.

·        Roxo

(Referências Naturais): orquídea, íris (flor), uva, ameixa, repolho. (Simbolismos Psicológicos): espiritualidade, misticismo, magia, fé, o inconsciente, dignidade, mistério, criatividade, consciência, inspiração, paixão, imaginação, sensibilidade, aristocracia e realeza, presunção, pompa, crueldade, luto, morte.

Círculo cromático de Johannes Itten

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *