Cuidados com Imagens

Muitos lojistas pensam que basta tirar uma foto com celular ou uma câmera profissional e pronto, só pegar o arquivo e subir na loja. É um engano até certo ponto comum. O que ocorre é que o mais simplório celular hoje tira foto de 4 MP (mega pixel), o que quer dizer 2240 px x 1680 px, e em tamanho de arquivo aproximadamente 2 MB.  Na prática isso tornaria sua loja muito, muito lenta. Imagine que você tem 20 produtos na vitrine, então para carregar a página inicial ou uma página interna da loja o usuário teria que carregar 40 MB em imagens!  Inviável. Por isso é necessário redimensionar as imagens para serem utilizadas na loja para um tamanho muito menor.

Então imagens para e-commerce não são gigantes, normalmente elas não pesam mais que 200 kb. Recomendamos que tenham pelo menos 600×600 pixels e não mais que 1200 x 1200 pixels.

O nome das imagens deverá ser sempre em letras minúsculas, ter o mesmo nome do produto, sem espaços (no lugar dos espaços utilize “-”) e não utilize caracteres como “á”, “é”, ó, ã, õ, ê, í, %, &, $, /, \, #, @, º, enfim não utilize nenhum caracter especial de forma alguma.

Utilize sempre que possível imagens compactadas, PNG de 8 bits, JPG com compactação e carregamento progressivo. Isso é importante para SEO também.

Existe um novo formato de imagem (não é tão novo, mas está se popularizando agora) que se chama WebP.  Esse formato é proprietário do Google, e é aceito em 70% dos dispositivos, exceto em iphones e ipads. Provavelmente esse formato será o padrão no futuro, por sua taxa de compactação e qualidade, porém só deverá ser utilizado quando a Apple resolver implementar o suporte do mesmo no Safari.

Recomendo que organize suas imagens antes de começar o cadastramento dos produtos. Por exemplo:

  • nome-do-meu-produto-ref-12345-1.jpg
  • nome-do-meu-produto-ref-12345-2.jpg
  • nome-do-meu-produto-ref-22345-1.jpg
  • nome-do-meu-produto-ref-33345-1.jpg

Salve todas as imagens em uma pasta, fazendo isso antes você cadastra-rá seus produtos de forma muito mais efetiva e rápida.

Outra observação muito válida. Utilize sempre um único tamanho medida em pixels) para suas imagens. Defina um padrão e sempre utilize este padrão. Isso permitirá que você tenha uma vitrine organizada e agradável.

Exemplificando: utilize um padrão de 800×800 pixels para todas as suas imagens. Mesmo se sua imagem for uma garrafa que seria uma imagem muito mais alta do que larga. Nas laterais sua imagem ficará com espaço em branco, mas ao redimensionar a imagem não haverá distorção da imagem e todas estando com o mesmo tamanho haverá simetria na vitrine.

Exemplo: embora a garrafa seja alta e não larga, a imagem foi colada dentro de uma imagem quadrada, mantendo a proporção no alinhamento da vitrine.

Na imagem abaixo o tênis é mais largo que a sua altura, mas mesmo assim ele foi colado dentro de uma imagem quadrada.

Você também deve levar em conta futuras integrações, como por exemplo marketplaces. Normalmente marketplaces exibem uma imagem quadrada de no mínimo 600×600 pixels. Então já adotando um padrão agora você estaria economizando muito tempo e retrabalho.

Não se empolgue em cadastrar os produtos de qualquer jeito e depois pense em voltar e arrumar. Não cometa esse erro, dificilmente você irá voltar para arrumar depois. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *