Cuidados com SEO

Um cadastro de produtos bem feito, com algum planejamento e conhecimento prévio de alguns pontos, irá garantir um trabalho mais tranqüilo, organizado, rápido e evitar muito retrabalho futuro.

      Recomendo que leia com calma e atenção todos os tópicos a seguir.

SEO quer dizer Search Engine Optimization, que nada mais é que tornar o a loja virtual bem vista e bem quista pelos sites de busca, principalmente Google e Bing.

Dica:  SEO = Search Engine Optimization

E você estar bem posicionado nos resultados de busca quer dizer divulgação a custo zero. Aposto que você gostou disso, então preste atenção e dê muito valor as recomendações que serão passadas.

Os sites de busca analisam dezenas de fatores para definir o posicionamento de um site ou e-commerce. São muitos pequenos detalhes que fazem a diferença.

O conteúdo do site é um dos principais pontos, e dentro do conteúdo do site se encontram diversos pontos que influenciam. Em relação ao cadastro dos produtos é muito importante considerar:

  • Nome do produto: deve ser o mais próximo possível de como o cliente iria procurar pelo produto nos sites de busca. Se o cliente conhece o produto por TV de 32” Samsung não cadastre o produto como aparelho televisor de 32” Samsung.  Pense como seu cliente pensa. Se coloque no lugar do seu cliente.
  • Repita o nome do produto no nome das imagens do produto, continuando no exemplo acima, tv-de-32-samsung-mod-xxx.jpg. Reparem que não utilizei espaços, não utilizei símbolos como “ (polegada), e tudo letras minúsculas.
  • Repita o nome do produto na descrição do produto. E a descrição deve ser completa, detalhada e evite copiar a descrição exatamente como está em outros sites. Adicione um ou dois parágrafos com um texto próprio. Quanto maior a descrição melhor. Recomendo no mínimo 300 palavras.
  • Utilize na estrutura dos produtos (categorias, subcategorias, seções) nomes que identifiquem claramente e tenham a ver com os produtos cadastrados abaixo.
  • Tente cadastrar mais de uma imagem do produto e também um vídeo do produto. Lembre-se que o sites de busca gostam de conteúdo, quanto mais conteúdo melhor.
  • Se a plataforma permite você editar meta descrição da página de produtos ou das páginas de estrutura de produtos, repita o nome do produto e adicione mais informações importantes sobre o produto. Meta keywords não é mais utilizada pelos sites de busca.
  • URL amigável veja se a plataforma que você está utilizando disponibiliza essa ferramenta. Hoje a maioria das plataformas disponibilizam isso.
  • Algumas plataformas permitem na página de estrutura de produtos (categorias, sub categorias, seções) a adição de textos na página, e isso é com para o SEO.
  • Evite nomes muito longos, recomendo nomes de produtos com no máximo 6 palavras e mínimo 3.
  • Evite renomear produtos e categorias depois de cadastrado e indexados pelos buscadores.

Existem muito mais detalhes de SEO que devem ser observados, mas por hora estes são os que são importantes para o cadastro de produtos.

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