Definição de nome

Depois de montar um planejamento básico, coletar informações necessárias sobre o mercado, seus concorrentes, público alvo, o próximo passo seria a definição de um nome e domínio a ser utilizado para sua loja virtual.

Domínio é o seu endereço na internet (www.sualojaexemplo.com.br).

Algumas observações são importantes para escolha de um domínio adequado:

  • Utilize nomes curtos
  • Evite nomes em outro idioma ou com palavras de difícil digitação
  • Prefira dominios terminados em .com.br ou .com
  • Dê preferência para nomes que tenham a ver com seu segmento

Para registrar de domínios terminados em “.com.br” você pode efetuar o registro em http://www.registro.br, que é a entidade nacional que administra estes domínios.

O custo do registro do domínio é anual e está em torno de R$ 40,00 por ano.

Imagem do site do registro.br

Caso você já tenha uma marca ou um nome de domínio e o final .com.br já está registrado, você pode optar por registrar .com, .net, .net.br, e uma  infinidade de finais também está disponível. 

Porém, com exceção do final .com,  estes finais de domínios não são muito recomendados e podem gerar certa desconfiança do consumidor.

Inclusive se estiver disponível o domínio de sua preferência no .com.br e no .com, recomendo que registre os dois.  O custo é baixo e é uma proteção válida de concorrentes desleais e até mesmo de uma digitação errônea.

Para registrar um domínio terminado em: .com, .net ou outra extensão recomendo que o faça em www.google.com/domains.

Exemplo de pesquisa no Google Domains

Na hora de escolher um nome, pense também, ou melhor, visualize mentalmente essa marca em um site. Ela ficaria confortável, amigável para leitura. Seria um nome fácil em transformar em um logotipo visualmente falando? Abordaremos mais sobre isso no capítulo de aparência.

Opcionalmente você pode optar por um subdomínio. Essa opção é muito utilizada quando uma empresa tem um site institucional e não quer que a loja virtual seja sua página principal.

Para você entender melhor, veja um exemplo:

cursoecommercecompleto.com.br  (sem o www) é um domínio.

  www.cursoecommercecompleto.com.br é um domínio com um subdomínio, uma vez que o “www” é um subdomínio.

Então podemos criar um subdomínio chamado loja, ou shop, ou store:

  • loja.cursoecommercecompleto.com.br
  • store.cursoecommercecompleto.com.br
  • shop.cursoecommercecompleto.com.br

Uma das grandes vantagens de utilizar um subdomínio é que ele não tem custo, desde que você já tenha o domínio raiz registrado e hospedado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *