Desconto para pagamento à vista

Oferecer desconto para pagamento no boleto bancário é praxe do mercado. O motivo é muito simples, se elimina o risco de fraude, gera-se fluxo de caixa positivo e as taxas e custos bancários são normalmente menores.

Devido a isso é muito comum você ver lojas oferecendo até 10% de desconto para pagamento no boleto bancário.

Felizmente hoje é legal e permitida essa prática, por muito tempo essa prática era considerada pelo Procon como indevida, repare que eu citei desconto para pagamento no boleto, não falei para pagamento à vista. Em 1x no cartão é a vista, porém os custos e riscos ainda são de uma transação de cartão de crédito, logo não podemos oferecer o desconto para pagamento a vista, e sim desconto para pagamento no boleto bancário.

Quanto oferecer de desconto no pagamento de boleto? Imagine que você tem uma taxa de 6% na compra com cartão. Logo de cara eu diria que você pode oferece ao menos 6% de desconto no pagamento via boleto. Se você considerar que no pagamento no cartão você irá ter o valor disponível somente em 15 ou 30 dias e no boleto você terá o valor disponível em 1 ou 2 dias, você até pode considerar um percentual de antecipação.Se você precisa melhorar seu fluxo de caixa, aumente o valor de desconto para pagamento no boleto. Só não exagere, tenha em mente que você precisa preservar sua margem, seu markup e outros descontos como cupons podem ser aplicados como desconto. Eu não recomendo nenhum desconto maior que 10% nestes casos. Lojas que aplicam fraudes de entrega utilizam 15% de desconto no boleto para forçar o cliente a pagar no boleto e então consumar o golpe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *