Divulgação Introdução

Antes de começarmos a falar sobre a divulgação efetivamente é importante contarmos um pouco sobre o mercado de e-commerce em si no Brasil.

Quando começamos a trabalhar com e-commerce no ano de 2000, existiam apenas quatro coisas a se fazer em relação ao marketing:

  • e-mail marketing:  era muito simples, anti-spam era algo muito simples, a taxa de abertura de e-mail era na casa de 20%, sem ter que se fazer dezenas de configurações de SPF, DKIM,  manter IP limpo.
  • indexação orgânica: as regras de SEO ainda eram muito simplórias e principalmente a concorrência era quase nula. Era muito fácil você conseguir colocar seu site na primeira página do Google, Yahoo.
  • comparadores de preço: se resumia basicamente a Buscapé e outros dois menores que não existem mais, se não me engano foram até adquiridos pelo Buscapé.
  • links patrocinados: era muito mais barato, mesmo uma palavra concorrida, custava  poucos centavos, existiam poucos concorrentes, não é a loucura que é hoje, também não existia nada de remarketing.

Naquela época, era tudo muito mais simples, mais fácil e mais barato. O próprio lojista tinha plenas condições de gerenciar tudo com pouco investimento, pouco conhecimento e pouco tempo.

Hoje, como já citado anteriormente hoje o leque de opções em termos de divulgação é muito mais amplo, porém o mercado também é muito mais competitivo e complexo.

Iremos citar vários pontos importantes em termos de divulgação. Nenhum ponto é essencial e vital, contudo todos têm a sua importância. De acordo com o tamanho de sua loja virtual e suas aspirações, considere cada ponto como importante e tente executar o máximo de atividades possíveis, dentro de suas condições e possibilidade de tempo e investimento.

É algo certo que lojas virtuais que tem grandes pretensões ou já são “grandes” trabalham a maioria dos pontos abaixo de forma no mínimo satisfatória.

Se você está começando, não se assuste, trabalhe dentro de suas possibilidades, mas tenha em mente que quanto mais for feito maior é sua chance de sucesso.

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