E-mail Marketing

Quando falamos de e-mail marketing, deixo claro que é no sentido de manter uma relação com os clientes de sua loja, ou pessoas que se cadastraram para receber novidades e ou ofertas de sua loja.

Jamais indicaremos ou sugeriremos a prática de SPAM ou Bulk Mail. Comprar listas de e-mail na internet e enviar indiscriminadamente e-mails a milhares de destinatários, isso é algo inaceitável hoje em dia e cria uma má reputação a loja virtual. Sem contar que o alto custo de envio (de forma correta) inviabiliza isso.

Recomendamos que sua empresa envie apenas um ou dois  e-mails por semana a seus clientes. Não recomendo mais que dois e-mails por semana, além de se tornar irritante será oneroso em relação custo x benefício.

Quando afirmo que o custo é alto, me baseio em custo de envio por servidores profissionais de envio de e-mail e confecção de arte do e-mail.

Obviamente em alguns casos, como uma loja de atacado pode ser interessante enviar e-mails com uma frequência maior, mas são casos isolados, uma loja de varejo, um e-mail semanal está excelente.

O conteúdo dos e-mails vai ter muita importância na definição da quantidade de envios semanais. Se forem apenas e-mails informativos de preços sem conteúdo além do promocional puro, um talvez, 2 sejam o máximo recomendado.

Agora se você envia além de produtos, informações de mercado, tendências, realmente conteúdo que agregue para o seu cliente, o número de envios pode até ser maior.

Para se enviar e-mail marketing hoje em dia, é necessário ter um serviço específico de envio de e-mails. Não se pode enviar e-mails em lote por uma conta normal de e-mails, praticamente todos os servidores normais, inclusive muitas plataformas possuem regras que bloqueiam isso a fim de evitar que os IPS e a reputação do servidor sejam prejudicados.

Estes servidores adequados de envio de e-mail, também conhecidos como servidores SMTP possuem configurações especiais e ferramentas especiais para tal tarefa, assim como uma equipe dedicada e especializada para acompanhar estes envios.

Hoje existem dezenas de empresas especializadas em envio de e-mail marketing e centenas de agências que prestam estes serviços. Empresas como,  Akna, RdStation, MailChimp, Mailbiz, Elastic Email, ALLIN, SendGrid, são exemplos de empresas conceituadas neste segmento. Se você for contratar alguma agência para fazer as artes e configuração do serviço provavelmente a agência de marketing irá indicar uma plataforma de envio que já esteja mais acostumada.

Em relação ao desempenho e resultados no envio de e-mail marketing a taxa de abertura de e-mails de uma lista boa e válida de e-mails, como seria de clientes reais de sua loja e envio de forma correta, gira em torno de 10% ~ 20%. Destes 5% ~ 8% clicam nos e-mails e vão para o site.  

Em uma lista não tão boa, por exemplo, uma lista mais antiga de clientes, esse número cai facilmente pela metade, talvez já nem se justificando mais o envio pelos custos.  Por isso insistimos que o e-mail marketing deve ser feito somente para clientes reais.

Hoje são tantas configurações necessárias para se manter uma estrutura de envio de e-mail marketing eficaz que é impossível um lojista sem um conhecimento técnico no mínimo mediano realizar isso. Sem contar no trabalho e conhecimento para se montar e-mails / artes eficazes e atraentes.

Se o lojista não quer gastar muito e tem certo conhecimento recomendamos que procure serviços como Elastic Email, MailChimp ou SendGrid. Se você achar difícil utilizar qualquer um destes, recomendo que contrate uma agência para fazer o trabalho, pois estes  são os mais fáceis.

Dica: Algumas plataformas possuem integração com sistemas de mail marketing, otimizando o trabalho e envio de emails. Cito MailChimp como excelente solução para envio automático de e-mails.

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