Estrutura de produtos

A estrutura de produtos é como os produtos serão apresentados para seus clientes na frente na loja. É por onde seus clientes irão navegar para encontrar os produtos em sua loja virtual.

Pensar bem esta estrutura antes de iniciar o cadastro é importante e evitará um grande retrabalho depois.

Algumas plataformas permitem duas outras permitem até quatro níveis de navegação. A grande maioria das plataformas permite dois níveis. Em nosso exemplo utilizaremos uma plataforma com dois (categoria e sub categoria) e outra com três níveis (seção, categoria e subcategoria). Na maioria dos casos 2 níveis é suficiente para os lojistas.

Então digamos que você esteja montando uma loja virtual de informática: 

Primeiro nível (Monitores, Computadores, Impressoras, Periféricos)

Segundo nível (monitores LED, Monitores LCD, Desktop, Workstations,Notebook, Impressoras laser, impressoras de jato de tinta, multifuncionais, teclados, mouses)

Ficaria algo assim:

  • Monitores:
    • Monitor LCD
    • Monitor LED
  • Computadores:
    • Desktop
    • Workstation
    • Notebooks
  • Impressoras
    • Impressora Laser
    • Impressora Jato de tinta
    • Multifuncionais
  • Periféricos
    • Teclados
    • Mouses

  Com um terceiro nível poderíamos, por exemplo, adicionar mouses com ou sem fio.

Normalmente o primeiro nível ele irá aparecer logo na frente de seu e-commerce em área nobre abaixo do topo, então pense, estude, esboce bem isso antes de começar, a navegação deve ser intuitiva e fácil ao seu cliente.

Dica: se possível tente deixar no máximo de 8 a 10 categorias, para que caiba em apenas uma linha no menu do topo. Esteticamente é mais interessante este formato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *