A estrutura de produtos é como os produtos serão apresentados para seus clientes na frente na loja. É por onde seus clientes irão navegar para encontrar os produtos em sua loja virtual.
Pensar bem esta estrutura antes de iniciar o cadastro é importante e evitará um grande retrabalho depois.
Algumas plataformas permitem duas outras permitem até quatro níveis de navegação. A grande maioria das plataformas permite dois níveis. Em nosso exemplo utilizaremos uma plataforma com dois (categoria e sub categoria) e outra com três níveis (seção, categoria e subcategoria). Na maioria dos casos 2 níveis é suficiente para os lojistas.
Então digamos que você esteja montando uma loja virtual de informática:
Primeiro nível (Monitores, Computadores, Impressoras, Periféricos)
Segundo nível (monitores LED, Monitores LCD, Desktop, Workstations,Notebook, Impressoras laser, impressoras de jato de tinta, multifuncionais, teclados, mouses)
Ficaria algo assim:
- Monitores:
- Monitor LCD
- Monitor LED
- Computadores:
- Desktop
- Workstation
- Notebooks
- Impressoras
- Impressora Laser
- Impressora Jato de tinta
- Multifuncionais
- Periféricos
- Teclados
- Mouses
Com um terceiro nível poderíamos, por exemplo, adicionar mouses com ou sem fio.
Normalmente o primeiro nível ele irá aparecer logo na frente de seu e-commerce em área nobre abaixo do topo, então pense, estude, esboce bem isso antes de começar, a navegação deve ser intuitiva e fácil ao seu cliente.
Dica: se possível tente deixar no máximo de 8 a 10 categorias, para que caiba em apenas uma linha no menu do topo. Esteticamente é mais interessante este formato.