Google Analytics

Antes de fazer qualquer divulgação em seu e-commerce tenha em mente que você precisa mensurar os resultados de seus esforços de divulgação. E você faz isso através de sistemas de estatísticas. Hoje sem dúvida o mais conhecido é o Google Analytics. Ele é gratuito e para utilizá-lo basta ter uma conta do Google e acessar https://analytics.google.com, fazer seu login e cadastrar o seu site.

Existe um passo a passo a seguir, e em uma determinada etapa será lhe fornecido um código para ser inserido no seu e-commerce / site. Deste código copie apenas o UA-XXXXX-XX que é o seu identificado do site.

Na plataforma de e-commerce de sua preferência com certeza haverá um campo para colar este código UA. Feito isso você poderá acompanhar as estatísticas de acesso ao seu site, contendo origens dos acessos e uma centena de informações.

As que destacamos e pedimos que você se atente são, origem x taxa de rejeição.  Isso é absolutamente importante, porque permite que você analise se visitas de uma determinada origem ou campanha que você fez realmente visitaram e gostaram de seu site. Rejeição é quando um cliente entra em seu site fica poucos segundos e sai. Se a taxa de rejeição de uma determinada campanha for acima de 70% eu sinceramente recomendo que você pause e ou repense a campanha.    

O Google Analytics tem funções especificas para e-commerce, por isso as plataformas pedem a inclusão apenas do UA, porque em determinadas páginas o código muda e inclui informações extras de monitoramento.

      Atualmente existem vários tipos de integração com o Google Analytics. Opte sempre pela mais atual, que no caso hoje é a global tag.

      A imagem a seguir é a tela inicial do Google Analytics. Já nela podemos observar muitas informações interessantes como um excelente gráfico de tráfego e visitas no site.

tela de exemplo do Google Analytics

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