Google Search Console

Recentemente o Google mudou o nome do Google Webmasters para Google Search Console. Esta ferramenta muito importante auxilia o lojista e indexar o seu site na busca orgânica e ajuda a corrigir alguns erros que possam estar ocorrendo na sua página / site devido a programações erradas ou configurações erradas.

A essência do Google Search Console é você cadastrar seu domínio, verificar a propriedade e informar ao Google o endereço do seu sitemap. Sitemap é um arquivo que lista todas as suas URLS (páginas), para auxiliar o processo de indexação do site pelos robôs de busca.

A grande maioria das plataformas já possui gerador de sitemap assim como ferramentas para verificação do site, o que é o primeiro passo a ser executado.

Após você enviar o seu sitemap, em algumas horas o Google irá ler e contabilizar os links. Se o seu site já estiver indexado, ele já irá acusar quantas das páginas já estão indexadas. É muito você não ter de imediato todas as suas páginas indexadas, porém com o tempo mais de 90% de suas páginas devem estar indexadas. Se não, pode haver algum erro como páginas duplicadas, ou páginas com conteúdo proibido.

Dentro do painel de Google Search Console, você irá encontrar várias ferramentas, como relatórios de erros, históricos de pesquisas, velocidade de indexação e até alguns gráficos.

Um dos gráficos mais importantes obviamente é o de erros. Fique sempre atento ao tipo de erro que aparece e contate o suporte da plataforma para ajustes se necessário.  Quando se muda de plataforma é muito comum aparecerem erros do tipo 404 (página não encontrada). Verifique com sua plataforma a possibilidade de realizar redirecionamentos do tipo 301 nestes casos.

Bing Webmaster, Yandex Webmaster são sistemas muito parecidos e que contém praticamente as mesmas funções. Recomendamos sempre que possível que faça o cadastro nestes também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *