História do e-commerce

De uma forma efetiva, algo parecido com o que vemos hoje em dia, com compras online pelo navegador de qualquer computador ocorreu nos Estados Unidos, o e-commerce começava a se estruturar por volta de 1995, com o surgimento de futuras gigantes do setor como a Amazon.com.

O Brasil levaria ainda cinco anos para acompanhar a tendência: como a internet só foi liberada comercialmente em 1995 pelo ministério das comunicações, a primeira loja que surgiu no Brasil foi em 1996, era da Brasoftware. Mas era algo muito embrionário, até porque não tínhamos estrutura de meios de pagamento online.  Foi apenas em 1999 que as lojas virtuais começaram a ganhar força por aqui.

Já se passam quase 20 anos e muita, mas muita coisa mudou em termos de estrutura e tecnologia.

Quando comecei a trabalhar com e-commerce em 2000 me recordo muito bem das dificuldades que tínhamos com meios de divulgação, meios de pagamento eram limitadíssimos, antifraudes eram inexistentes, praticamente só existiam dois formatos de divulgação (mail marketing que aquele tempo era um baita de spam) e comparadores de preços que ficaram ricos, principalmente o Buscapé.

O mais complicado era mesmo o enorme receio dos compradores em fazer compras online. Felizmente era um oceano azul, de águas calmas e limpas. Eram pouquíssimas lojas e a margem era muito boa.

Exemplo do site da amazon.com em 2001

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *