Integração com ERP e CRM

A grande maioria dos sistemas de e-commerce não emite notas fiscais. As poucas plataformas de e-commerce que emitem de forma direta e interna a nota fiscal sem necessidade de acessar outro sistema são caríssimas.

  Dica:

ERP = Sistema integrado de gestão empresarial

CRM = Customer Relationship Management

Se você está começando sua loja virtual e não tem nenhum sistema de emissão de notas fiscais ainda, recomendamos o uso do Bling (www.bling.com.br) que é um mini-ERP online.  Ele é o sistema mais utilizado neste formato de integração com lojas virtuais e a grande maioria das plataformas de e-commerce hoje tem integração com ele. Mas não custa perguntar na sua plataforma se tem suporte e integração com o Bling.

Caso você já tenha um sistema de emissão de NF-e em sua empresa, a maioria das plataformas de e-commerce possuem interface API. Essa interface de comunicação serve para que dois programas troquem dados, troquem informações, ou seja, o ERP se conecte a loja virtual e atualize preços e estoques e importe pedidos recentes para emissão de NF-e.

O mais comum nestes casos de integrações é:

  • ERP exporta para a loja virtual preços e estoques atualizados;
  • ERP importa da loja virtual, clientes e vendas.
  • ERP exporta posição de pedidos e atualização de notas fiscais.

Muitos sistemas de gestão (ERP) já possuem o CRM integrado, mas existem sistemas CRM muito avançados que fazem até mesmo controles estatísticos e geração de Leads. Estes normalmente são utilizados em grandes empresas. A maioria das API´s também permite que sejam coletados diversas informações relativas a clientes e vendas e não somente pedidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *