Layouts padrões

Basicamente existem duas possibilidades quando se trata de loja virtual no ambiente desktop, loja com 100% de largura (que ocupa toda a largura da tela) e loja com largura fixa. É preciso observar e ter em mente que existem diversos tamanhos de monitores, logo se você optar por lojas com 100% de largura de tela, você pode ter uma experiência diferente em cada resolução de tela.

É muito mais fácil você trabalhar com larguras fixas, particularmente recomendo uma largura de 1.200 pixels. A grande maioria das plataformas tem algum valor próximo a isso como padrão quando setado a largura fixa.  

exemplo de loja com largura fixa e sobra nas laterais

exemplo de loja com largura de 100% de tela

Com uma largura fixa é mais fácil e simples trabalhar com banners, pois você não precisa criar banners muito grandes para ocupar toda a extensão do monitor em grandes resoluções.

As duas plataformas que recomendamos, assim como a grande maioria trabalham com layouts responsivos, que quando acessados em dispositivos com telas menores, elas automaticamente se adaptam se reorganizando dentro dos limites.

Outro aspecto importante é a utilização de menus laterais, sempre ficando a critério do cliente. A tendência é não utilizar o menu lateral, a não ser que a navegação dos produtos seja muito requerida, ou utilizar o menu lateral apenas nas páginas internas. Na página inicial é recomendado que seja dado foco nos produtos, na vitrine.

Normalmente as plataformas de e-commerce já dispõem de alguns modelos de templates e layouts de forma gratuita para o lojista escolher. E também é comum que o lojista possa modificar cores e fontes do layout via CSS.

Algumas plataformas oferecem pacotes de customização de layout como edição de cores e banners. É um caminho mais econômico do que investir na customização completa de um layout que pode chegar facilmente a 3, 4 mil reais. Já vi agências cobrando R$ 7 mil reais para customização de layout.  Pequenas customizações de cores e css saem uma fração desses valores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *