Marketplace

Marketplace é a moda do momento. Vale a pena? Sinceramente é algo que não temos como avaliar, porque os custos de comissão são elevadíssimos e talvez seja bom somente para quem tem um markup alto.  Alguns marketplaces estão cobrando até 20% de comissão sobre a venda, e ainda é necessário contabilizar o contar o custo da operação em si do marketplaces envolvendo custos de integração. 

Obviamente existem pontos positivos e pontos negativos a serem observados:

  • Positivos: não tem custo de divulgação já que a divulgação é feita pelo marketplace e seus produtos acabam tendo uma alta visualização.
  • Negativos: comissão sobre a venda e custos de integração, desvalorização de sua marca (o cliente não conhece a sua loja, afinal ele comprou do marketplace e não de você).

Eu acredito que nos próximos anos o mercado de marketplace irá mudar um pouco, aliás, já está mudando, alguns marketplaces estão criando centros de distribuição no qual o lojista terá que armazenar os produtos que venda (no marketplace) no centro de distribuição do marketplace. Isto tem dois objetivos claros, evitar vendas sem estoques o que ocasionaram muitos problemas com clientes e vendedores/empresas sem preparo.

Essas mudanças obviamente irão tornar o marketplace em si mais seletivo, não permitindo que qualquer empresa como é hoje exponha seus produtos nos marketplaces. Isso nós prevemos já a muito tempo, o “boom” do marketplace foi uma corrida desenfreada que fez centenas de lojas aderirem o marketplace, porém muitas estavam despreparadas e desorganizadas e ocorreram milhares de erros de entregas erradas, entregas não realizadas, etc.

Isso com certeza geraram prejuízos milionários aos marketplaces, que irão uma hora ou outra ter que rever suas políticas e práticas.  A criação destes centros de distribuição aponta justamente para essa mudança, assim como um critério muito maior no cadastro de novos participantes.

Exemplo de um produto sendo vendido por várias empresas no site da americanas (B2W)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *