Monitoramento do e-commerce

Algo que é muito importante é a disponibilidade de sua loja virtual. Ela estar disponível 24/7 não é só uma questão do site estar disponível para seus consumidores sempre. Também afeta o posicionamento do site nos buscadores. Os robôs de busca levam em consideração a disponibilidade e velocidade do site. Sites que tem baixa disponibilidade e velocidade perdem preferência nos resultados de busca.

E como fazer para acompanhar a disponibilidade do site todo o tempo? Obviamente existem serviços que fazem isso, alguns pagos e outros gratuitos. E alguns desses serviços notificam por e-mail, sms quando o site se torna indisponível.

Eu mesmo desenvolvi um sistema para meu uso próprio para monitoramento dos sites. Como eu tenho um número grande de lojas de clientes para monitorar, desenvolvi minha própria solução. Antes eu utilizava um sistema de terceiros, mas o custo em dólares estava ficando muito elevado devido a quantidade de sites que eu precisava monitorar. 

Ferramentas de monitoramento que recomendo:

Além de notificar em eventuais quedas por sms ou e-mail, os sistemas também geram gráficos de estabilidade ou disponibilidade do serviço, também conhecidos como UPTIME.  E esse é um dado valioso até para você saber o quão estável é sua plataforma. 

Um UPTIME acima de 99.0% é o mínimo. Se a plataforma que você utiliza após monitorar por alguns meses apresentar um UPTIME abaixo de 99.0% pode considerar como uma plataforma não estável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *