Nichos de mercado

Hoje em dia, dizer que o mercado está saturado em quase todos os segmentos, é chover no molhado.  Vender de tudo (magazine) é praticamente impossível uma vez que é impossível você deter conhecimento profundo de muitos produtos e até mesmo conseguir boas condições comerciais e mantê-las de uma quantidade muito grande de segmentos e fornecedores. Quem geralmente faz isso são os grandes varejistas.

A atuação em nichos de mercado lhe traz muitos benefícios:

  • conhecimento melhor do seu produto
  • melhores condições de negociação com fornecedores
  • melhor controle de estoque e disponibilidade de produtos
  • maior conhecimento de seu público alvo
  • melhor controle e menor custo de sua divulgação (público alvo mais definido)
  • personalização do atendimento
  • transmitir confiabilidade

Então se possível procure atuar em nichos de mercado. Exemplificando, tenho um cliente que só vende baquetas (aqueles pauzinhos que bateristas utilizam), outro cliente que vende apenas roupas de baixo (ceroulas) e roupas de baixo para frio, outro exemplo é uma loja que só vende produtos de networking (equipamentos de rede).

Observe que eles poderiam vender muitos instrumentos musicais, todo tipo de roupas ou todos acessórios e produtos de informática. Porém eles decidiram de forma muito inteligente concentrar sua atuação e por isso tem autoridade no segmento que atuam.

Se você estiver ciente que hoje que um dos maiores custos de uma loja virtual é a divulgação, então você trabalhar uma divulgação para um nicho de mercado específico, com um público alvo que procura uma necessidade específica, sua chance de atingir esse público com um custo e esforço menor é muito grande.

Outro ponto importante é a questão de estoque e disponibilidade do produto. Sabemos que o consumidor virtual muitas vezes é impulsivo e imediatista. Então como você tem muito menos produtos, você tem condições de ter um estoque próprio e os produtos que mais vende em estoque, com entrega imediata. Isso faz muita diferença.

E por último cito a “autoridade” termo utilizado no marketing para dizer que você detém conhecimento e transmite confiança para o consumidor que está buscando suprir sua necessidade pelo produto.  

Se o consumidor tem a percepção de que você domina e realmente sabe o que está vendendo, a venda torna-se muito mais fácil.

Dica: nichos de mercado são a melhor opção para quem está entrando no mercado agora.  Loja como: cosméticos masculinos, produtos naturais, produtos religiosos, roupas fitness, são bons exemplos.

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