Particularmente acredito que isso é uma das bases do futuro e sucesso da loja virtual. Você deve levar em consideração investimentos necessários e uma boa dose de realidade neste sentido é essencial.
Se você pensa que terá lucro imediato, que terá dezenas de vendas já no primeiro mês de sua loja virtual, lamento muito em lhe dar a triste notícia que você está enganado a não ser é claro que você tenha um produto exclusivo, com uma demanda incrível. Mas isso é algo muito raro.
É preciso ter em mente que uma loja virtual tem um tempo de maturação, criação de nome, credibilidade. Isso não se conquista do dia para a noite. Então nos primeiros meses você possivelmente trabalhará no vermelho.
Para você não achar que estou sendo dramático, a Netshoes nos primeiros 5 anos de existência teve saldo negativo em milhões, necessitando de aporte financeiro para continuar as atividades. No caso da NetShoes não penso que tenha sido um erro de planejamento financeiro e sim uma estratégia muito arriscada de consolidação de mercado.
Algumas notícias no mercado a respeito da NetShoes:
- Prejuízo da Netshoes quase triplica no 3º trimestre, com queda nas vendas
- LONGE DO SUCESSO, NETSHOES PRECISA MUDAR PARA VOLTAR AO LUCRO
- Netshoes tem prejuízo de R$38,1 mi com queda nas vendas
- Netshoes admite que diversificação deu errado e prejuízo quase triplica
Porém em relação ao seu planejamento financeiro peço que tenha cautela, tente fazer um planejamento que leve em consideração os gastos fixos como:
- Custos de hospedagem / plataforma
- Custos de telefonia
- Custos bancários / meios de pagamento
- Custos de embalagens
- Custos de divulgação
- Custos com fornecedores / estoque
- Custos de trocas / garantias
- Custo de pessoal
- Impostos
Monte uma planilha e liste estes custos fixos mensais e faça uma previsão mensal e se me permite uma sugestão, multiplique por 6 meses este valor. Recomendo que você tenha fôlego financeiro para aguentar pelo menos seis meses sem tirar do caixa da empresa um real.
O objetivo do curso não é montar nem ensinar o que é um planejamento estratégico ou planejamento de negócios. Existem cursos específicos na área de administração e marketing sobre o assunto.
Nossa abordagem neste tema será superficial, mas recomendo que invista tempo neste item. Com os dados colhidos na pesquisa de mercado, realizando uma matriz SWOT ou FOFA e montando uma planilha, você terá condições de montar um planejamento, mesmo em forma de planilha com estimativa de custos e vendas (seja pé no chão, mais pessimista do que otimista).
Exemplo simplório:
CUSTOS INICIAIS | ||||
Registro de domínio | R$ 40,00 | |||
Embalagens | R$ 300,00 | |||
Documentação | R$ 500,00 | |||
Criação de logotipo | R$ 300,00 | |||
Layout Customizado | R$ 0,00 | |||
Estoque Inicial | R$ 1.500,00 | |||
Total Custo Inicial | R$ 2.640,00 | |||
CUSTOS FIXOS | Mês 1 | Mês 2 | Mês 3 | Mês 4 |
Hospedagem | R$ 0,00 | R$ 0,00 | R$ 0,00 | R$ 0,00 |
Plataforma | R$ 99,90 | R$ 99,90 | R$ 99,90 | R$ 99,90 |
Pessoal | R$ 0,00 | R$ 0,00 | R$ 0,00 | R$ 0,00 |
Luz / Agua | R$ 80,00 | R$ 80,00 | R$ 80,00 | R$ 80,00 |
Banco | R$ 60,00 | R$ 60,00 | R$ 60,00 | R$ 60,00 |
Telefone / Internet | R$ 210,00 | R$ 210,00 | R$ 210,00 | R$ 210,00 |
Divulgação | R$ 500,00 | R$ 1.500,00 | R$ 1.500,00 | R$ 1.500,00 |
Total Custos Fixos | R$ 949,90 | R$ 1.949,90 | R$ 1.949,90 | R$ 1.949,90 |
CUSTOS VARIÁVEIS | Mês 1 | Mês 2 | Mês 3 | Mês 4 |
Impostos | R$ 50,00 | R$ 400,00 | R$ 800,00 | R$ 1.200,00 |
Fornecedores | R$ 250,00 | R$ 2.000,00 | R$ 4.000,00 | R$ 6.000,00 |
Comissões | R$ 0,00 | R$ 0,00 | R$ 0,00 | R$ 0,00 |
Total Custos Variáveis | R$ 300,00 | R$ 2.400,00 | R$ 4.800,00 | R$ 7.200,00 |
Margem | 50,00 % | |||
RECEITAS | Mês 1 | Mês 2 | Mês 3 | Mês 4 |
Vendas | R$ 500,00 | R$ 4.000,00 | R$ 8.000,00 | R$ 12.000,00 |
Resultado do mês | -R$ 749,90 | -R$ 349,90 | R$ 1.250,10 | R$ 2.850,10 |
Acumulado | 0 | -R$ 749,90 | -R$ 1.099,80 | R$ 150,30 |
Resultado Acumulado | -R$ 749,90 | -R$ 1.099,80 | R$ 150,30 | R$ 3.000,40 |
Um exemplo realmente muito simples e bem raso do que seria uma planilha de estimativa, porém lhe ajudará muito em estimar os custos e investimento necessário para sua loja virtual.
Nela primeiramente temos os custos: iniciais, fixos e variáveis. Para facilitar o entendimento, os custos variáveis dependem das vendas, por exemplo, quanto foi vendido, um exemplo são os impostos e os próprios produtos. Poderia incluir ainda os custos de transação (taxas dos meios de pagamento). Mas como é uma planilha muito simplória, considere isso dentro do markup.
Na planilha coloquei um markup de 50% com finalidade de exemplo apenas. E impostos apliquei 10%.
Dica: os meus clientes de uma das plataformas que trabalho, possuem um ticket médio de R$ 396,00 (12/2018). Talvez esse dado possa ser utilizado para um cálculo de faturamento em relação a quantidade de pedidos.
Ainda no exemplo podemos observar que o retorno do investimento (custo inicial) seria amortizado já no quarto mês. O seu ponto de equilíbrio seria algo em torno de um faturamento de R$ 6.000,00 / mês.
Contudo, repito, é um exemplo muito simplório, o objetivo do curso não é este, então monte a sua planilha, coloque os seus custos, faça suas projeções conforme pesquisa de mercado que certamente você fez, para ter uma estimativa de margem.
Dica: tenha uma dose de pessimismo nas projeções de vendas.
Apesar de não darmos muita ênfase neste ponto, vale lembrar e reforçar que um dos maiores motivos de quebra de empresas no Brasil é a falta de planejamento. Essa planilha se bem feita vai lhe demonstrar se o negócio é viável e lhe dará um cenário muito próximo do que você enfrentará.