Planejamento financeiro

Particularmente acredito que isso é uma das bases do futuro e sucesso da loja virtual. Você deve levar em consideração investimentos necessários e uma boa dose de realidade neste sentido é essencial.

Se você pensa que terá lucro imediato, que terá dezenas de vendas já no primeiro mês de sua loja virtual, lamento muito em lhe dar a triste notícia que você está enganado a não ser é claro que você tenha um produto exclusivo, com uma demanda incrível. Mas isso é algo muito raro.

É preciso ter em mente que uma loja virtual tem um tempo de maturação, criação de nome, credibilidade. Isso não se conquista do dia para a noite. Então nos primeiros meses você possivelmente trabalhará no vermelho.

Para você não achar que estou sendo dramático, a Netshoes nos primeiros 5 anos de existência teve saldo negativo em milhões, necessitando de aporte financeiro para continuar as atividades. No caso da NetShoes não penso que tenha sido um erro de planejamento financeiro e sim uma estratégia muito arriscada de consolidação de mercado.

Algumas notícias no mercado a respeito da NetShoes:

  • Prejuízo da Netshoes quase triplica no 3º trimestre, com queda nas vendas
  • LONGE DO SUCESSO, NETSHOES PRECISA MUDAR PARA VOLTAR AO LUCRO
  • Netshoes tem prejuízo de R$38,1 mi com queda nas vendas
  • Netshoes admite que diversificação deu errado e prejuízo quase triplica

Porém em relação ao seu planejamento financeiro peço que tenha cautela, tente fazer um planejamento que leve em consideração os gastos fixos como:

  • Custos de hospedagem / plataforma
  • Custos de telefonia
  • Custos bancários / meios de pagamento
  • Custos de embalagens
  • Custos de divulgação
  • Custos com fornecedores / estoque
  • Custos de trocas / garantias
  • Custo de pessoal
  • Impostos

Monte uma planilha e liste estes custos fixos mensais e faça uma previsão mensal e se me permite uma sugestão, multiplique por 6 meses este valor. Recomendo que você tenha fôlego financeiro para aguentar pelo menos seis meses sem tirar do caixa da empresa um real.

O objetivo do curso não é montar nem ensinar o que é um planejamento estratégico ou planejamento de negócios. Existem cursos específicos na área de administração e marketing sobre o assunto.

Nossa abordagem neste tema será superficial, mas recomendo que invista tempo neste item. Com os dados colhidos na pesquisa de mercado, realizando uma matriz SWOT ou FOFA e montando uma planilha, você terá condições de montar um planejamento, mesmo em forma de planilha com estimativa de custos e vendas (seja pé no chão, mais pessimista do que otimista).

Exemplo simplório:

CUSTOS INICIAIS    
Registro de domínioR$ 40,00   
EmbalagensR$ 300,00   
DocumentaçãoR$ 500,00   
Criação de logotipoR$ 300,00   
Layout CustomizadoR$ 0,00   
Estoque InicialR$ 1.500,00   
Total Custo InicialR$ 2.640,00   
     
CUSTOS FIXOSMês 1Mês 2Mês 3Mês 4
HospedagemR$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00
PlataformaR$ 99,90R$ 99,90R$ 99,90R$ 99,90
PessoalR$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00
Luz / AguaR$ 80,00R$ 80,00R$ 80,00R$ 80,00
BancoR$ 60,00R$ 60,00R$ 60,00R$ 60,00
Telefone / InternetR$ 210,00R$ 210,00R$ 210,00R$ 210,00
DivulgaçãoR$ 500,00R$ 1.500,00R$ 1.500,00R$ 1.500,00
Total Custos FixosR$ 949,90R$ 1.949,90R$ 1.949,90R$ 1.949,90
     
CUSTOS VARIÁVEISMês 1Mês 2Mês 3Mês 4
ImpostosR$ 50,00R$ 400,00R$ 800,00R$ 1.200,00
FornecedoresR$ 250,00R$ 2.000,00R$ 4.000,00R$ 6.000,00
ComissõesR$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00
Total Custos VariáveisR$ 300,00R$ 2.400,00R$ 4.800,00R$ 7.200,00
     
Margem50,00 %   
     
RECEITASMês 1Mês 2Mês 3Mês 4
VendasR$ 500,00R$ 4.000,00R$ 8.000,00R$ 12.000,00
     
Resultado do mês-R$ 749,90-R$ 349,90R$ 1.250,10R$ 2.850,10
Acumulado0-R$ 749,90-R$ 1.099,80R$ 150,30
Resultado Acumulado-R$ 749,90-R$ 1.099,80R$ 150,30R$ 3.000,40

Um exemplo realmente muito simples e bem raso do que seria uma planilha de estimativa, porém lhe ajudará muito em estimar os custos e investimento necessário para sua loja virtual.

Nela primeiramente temos os custos: iniciais, fixos e variáveis. Para facilitar o entendimento, os custos variáveis dependem das vendas, por exemplo, quanto foi vendido, um exemplo são os impostos e os próprios produtos. Poderia incluir ainda os custos de transação (taxas dos meios de pagamento). Mas como é uma planilha muito simplória, considere isso dentro do markup.

Na planilha coloquei um markup de 50% com finalidade de exemplo apenas. E impostos apliquei 10%.  

Dica: os meus clientes de uma das plataformas que trabalho, possuem um ticket médio de R$ 396,00 (12/2018).  Talvez esse dado possa ser utilizado para um cálculo de faturamento em relação a quantidade de pedidos.

Ainda no exemplo podemos observar que o retorno do investimento (custo inicial) seria amortizado já no quarto mês. O seu ponto de equilíbrio seria algo em torno de um faturamento de R$ 6.000,00 / mês.

Contudo, repito, é um exemplo muito simplório, o objetivo do curso não é este, então monte a sua planilha, coloque os seus custos, faça suas projeções conforme pesquisa de mercado que certamente você fez, para ter uma estimativa de margem.

Dica: tenha uma dose de pessimismo nas projeções de vendas.

Apesar de não darmos muita ênfase neste ponto, vale lembrar e reforçar que um dos maiores motivos de quebra de empresas no Brasil é a falta de planejamento. Essa planilha se bem feita vai lhe demonstrar se o negócio é viável e lhe dará um cenário muito próximo do que você enfrentará.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *