Por onde começar um e-commerce

Para iniciar qualquer empreendimento, seja uma loja física ou uma loja virtual é necessário antes de tudo um planejamento.

Com um planejamento bem feito você irá economizar muito esforço, tempo e dinheiro. E sobretudo não seja otimista demais, tenha os pés no chão e não descarte informações por não serem tão positivas quanto você imaginava.

Neste planejamento você deve realizar algumas pesquisas e coletar informações no mercado, levando em consideração os seguintes pontos:

  • Mercado alvo (quem é seu público-alvo);
  • Concorrentes (quem são seus principais concorrentes);
  • Política comercial (quais formas de pagamento e envio seus concorrentes utilizam);
  • Vislumbre e liste as oportunidades e as ameaças, os pontos fortes e pontos fracos de sua operação;
  • Encontre fornecedores (caso você ainda não tenha);
  • Faça análises financeiras de viabilidade (por quanto você compra, por quanto seus concorrentes vendem, deduza os impostos, etc…);
  • Análise onde seus concorrentes divulgam (levante os custos básicos de divulgação);
  • Analise as paletas de cores indicadas e mais utilizadas no seu mercado;

Lembre-se que muitas vezes um problema pode ser uma oportunidade disfarçada. Então não se desespere frente a uma dificuldade, tente encontrar uma solução. Os pequenos diferenciais é que podem fazer uma grande diferença lá na frente.

Vou adentrar em detalhes em alguns dos pontos mencionados acima devido a sua importância.

Dica: um problema pode ser uma oportunidade disfarçada. Não se desespere, análise o problema e procure uma oportunidade. O seu problema pode ser o problema de muitos e oferecer a solução poder ser muito lucrativo. O fato é que quando algo é mais complicado muitos procuram o caminho mais fácil. Os que procuram entregar o que os outros não entregam por ser muito difícil, mais complicado, tendem a lucrar e ter o direito de cobrar muito mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *