Para iniciar qualquer empreendimento, seja uma loja física ou uma loja virtual é necessário antes de tudo um planejamento.
Com um planejamento bem feito você irá economizar muito esforço, tempo e dinheiro. E sobretudo não seja otimista demais, tenha os pés no chão e não descarte informações por não serem tão positivas quanto você imaginava.
Neste planejamento você deve realizar algumas pesquisas e coletar informações no mercado, levando em consideração os seguintes pontos:
- Mercado alvo (quem é seu público-alvo);
- Concorrentes (quem são seus principais concorrentes);
- Política comercial (quais formas de pagamento e envio seus concorrentes utilizam);
- Vislumbre e liste as oportunidades e as ameaças, os pontos fortes e pontos fracos de sua operação;
- Encontre fornecedores (caso você ainda não tenha);
- Faça análises financeiras de viabilidade (por quanto você compra, por quanto seus concorrentes vendem, deduza os impostos, etc…);
- Análise onde seus concorrentes divulgam (levante os custos básicos de divulgação);
- Analise as paletas de cores indicadas e mais utilizadas no seu mercado;
Lembre-se que muitas vezes um problema pode ser uma oportunidade disfarçada. Então não se desespere frente a uma dificuldade, tente encontrar uma solução. Os pequenos diferenciais é que podem fazer uma grande diferença lá na frente.
Vou adentrar em detalhes em alguns dos pontos mencionados acima devido a sua importância.
Dica: um problema pode ser uma oportunidade disfarçada. Não se desespere, análise o problema e procure uma oportunidade. O seu problema pode ser o problema de muitos e oferecer a solução poder ser muito lucrativo. O fato é que quando algo é mais complicado muitos procuram o caminho mais fácil. Os que procuram entregar o que os outros não entregam por ser muito difícil, mais complicado, tendem a lucrar e ter o direito de cobrar muito mais.