Prazos de recebimento

Uma informação muito importante que afeta diretamente o fluxo de caixa de seu negócio e que deveria ser muito mais discutida é a questão do prazo de recebimento de cada meio de pagamento.

      No quesito de fluxo de caixa, não tem condição melhor do que receber antecipado, ou seja, boleto bancário. Você recebe antes de enviar a mercadoria e além de praticamente eliminar os riscos de fraude melhora em muito a saúde financeira da operação.

      Como será visto em práticas comerciais, não é a toa que as empresas incentivam a utilização do pagamento no boleto oferecendo descontos.

      Se a venda for por cartão de crédito via intermediários, o prazo de recebimento pode ser de 2 a 30 dias, irá depender do meio de pagamento. Inclusive existem intermediários que oferecem vários formatos, cobrando taxas diferenciadas para cada prazo de recebimento. Por exemplo, a Pagar.mr utiliza prazo de 30 dias com taxa de 3.99% (sujeito a alteração) e taxa de 4.99% com prazo de 15 dias.

      Já os adquirentes diretos repassam os valores conforme o parcelamento com prazo de 30 dias. Se você vender em 3x, irá receber em 30, 60, 90 dias. A taxa é menor, porém recebe em longo prazo.

      No caso dos adquirentes, muitos oferecem a antecipação dos recebíveis, porém cobram juros para tanto. Muitos lojistas se informam qual é esse juros ou taxa de antecipação e configuram essa taxa nos juros que a loja cobra de parcelamento, justamente para poderem faz a antecipação sem onerar a margem do produto.

Uma coisa é certa, se você for trabalhar com parcelamento sem juros, você precisa precificar isso na sua margem do produto. Não existe nunca, sem juros. O juros está saindo de algum lugar, normalmente é o cliente que paga sem saber.

Em resumo o prazo de recebimento depende de suas modalidades de pagamento disponíveis na loja.  Leve em consideração isso ao montar seu planejamento financeiro e fazer sua precificação dos produtos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *