Regras de parcelamento

Você muito provavelmente vai querer vender com cartão de crédito na sua loja virtual. E vendas com cartão principalmente de valores altos exigem parcelamentos. Como já citamos anteriormente quando falamos de formas de pagamento,  existem duas formas básicas de trabalhar com cartões: via intermediários (pagar.me, mercadopago, Pagseguro, etc.); e via adquirentes diretos (cielo, rede, stone, getnet). O fato é que também muda o comportamento dos parcelamentos e o seu recebimento do valor das vendas.

Via intermediários por padrão você recebe em 15 ou 30 dias, independente se o consumidor pagar em 1, 2, 3 ou quantas parcelas ele optar.

O parcelamento tem juros, não existe parcelamento sem juros, os juros das parcelas serão cobrados do consumidor ou do lojista.

Este lucro dos juros obviamente é do intermediário. Alguns intermediários até permitem que você faça em 3 x sem juros para seu cliente, mas então irão cobrar de você os juros. Enfim repito, não existe parcelamento sem juros, alguém sempre vai pagar os juros.

Normalmente os intermediários permitem parcelamento em até 12 vezes das compra, com valor mínimo de parcela de R$ 10,00.

Via adquirente o funcionamento é um pouco diferente, se o consumidor parcelar em 3x por exemplo você irá receber em 30, 60, 90 parcelado. Você até pode antecipar junto ao banco o recebimento, mas novamente eles irão lhe cobrar por esta antecipação.

Operando com os adquirentes você é quem define em quantas vezes a sua loja parcela, se cobra juros, se cobra juros a partir da parcela X e o valor dos juros. Isso fica tudo na sua mão. Inclusive você pode questionar o gerente do seu banco qual a taxa de antecipação que eles cobram e informar esse valor no campo juros do parcelamento na loja. Assim o cliente paga o custo de antecipação.

Outra questão que pode ser utilizada é você oferecer 3 vezes sem juros, porém embutir o custo do juros na margem de seu produto. E ainda aplicar um desconto maior no boleto. Existem várias possibilidades, mas sempre cuidado com o seu preço não subir muito e não ficar fora do mercado em uma comparação com seus concorrentes.

Dica: muitos clientes não se importam com uma diferença pequena de preços, mas levam em muita consideração preço do frete e principalmente prazo de entrega.

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