Regras para venda no atacado B2B

Venda no atacado geralmente pode ser resumida em vendas com preços especiais, porém para compras maiores. Acredito que todos concordam que essa é a essência da idéia.

Neste sentido você montar uma loja virtual que venda tanto B2C (business to consumer = varejo) como B2B (business to business = atacado), basicamente terá dois preços diferentes, uma para quem compra no varejo um ou duas peças e outro preço para quem compra em quantidade e em consequência gerará um valor muito maior.

Cada plataforma trata isso de uma forma diferenciada e permite maior ou menor flexibilidade para o lojista adequar seu negócio. O que é comum é o vínculo ao perfil do cliente (cadastro do cliente) e que visitantes só vejam na loja o preço de varejo. Só sendo exibido o preço de atacado se o consumidor estiver logado e o seu perfil for de atacado.

Dependendo da plataforma você poderá ainda vincular valor mínimo de compra ou quantidade mínima de itens na cesta de compras. Também varia de plataforma para plataforma se o valor de desconto de atacado é global ou definido em cada produto.

As possibilidades são muitas e depende de o que cada plataforma permite e oferece neste sentido recomendo que se você pretende trabalhar com atacado, que você contate cada plataforma e veja se atende a sua necessidade em específico.

Algo muito útil também é a utilização de descontos progressivos na loja virtual. O lojista pode criar uma grade de descontos que aumenta o desconto de acordo com o valor da compra ou quantidade de itens. 

Exemplificando:

Nível Valor da compra Desconto

1 R$ 500,00 10%

2 R$ 1.500,00 15%  

Embora também exista também em muitos sistemas o desconto progressivo por quantidade de itens, recomenda-se cautela no uso, porque os consumidores irão comprar grande quantidade de itens mais baratos para obter o maior desconto. Sugiro que isso seja utilizado somente quando o mix de produtos vendidos na loja tenha um valor aproximado e não exista produtos com diferenças muito grande de valores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *