Uma vez que o cliente tenha entrado em seu site, seja por onde for que ele tenha vindo, é extremamente importante se fazer ser lembrado após ele sair do seu site. Por “N” motivos ele pode ter saído do site sem ter realizado a compra. O remarketing irá exibir anúncios de sua loja para esse cliente quando ele estiver navegando em outros sites, como sites de notícia, por exemplo.
Basicamente existem três sistemas de remarketing:
- Google Ads
- Microsoft Ads
- Facebook Remarketing
O funcionamento do Google Ads e Microsoft Ads é muito semelhante, as funções são praticamente as mesmas e funcionam como um novo anúncio com público alvo definido dentro da plataforma. A exibição dos anúncios normalmente irá ocorrer em sites da rede de display parceira da plataforma.
tela de exemplo de um anúncio do tipo links patrocinados com re-marketing.
O Facebook irá exibir anúncios seus previamente configurados dentro do próprio facebook para o cliente em sua navegação.
Google e Bing possuem uma rede muito mais vasta, podendo exibir seus anúncios de remarketing dentro de sites de notícias, blogs, serviços de e-mail, etc.
O remarketing é importante porque ajuda a aumentar a taxa de conversão, além de fortalecer a presença de sua marca. Particularmente acreditamos que o remarketing é mais eficiente que muitos meios de divulgação, na relação custo vs. benefício, e principalmente que a taxa de conversão melhora muito quando aplicada.
Dica: observe na escolha de sua plataforma se ela permite integração com os códigos de rastreamento e conversões de remarketing.
Atualmente ferramentas como Cart Stack (Performa.ai) e Shop Back (Shop target) também funcionam como ferramentas de remarketing muito poderosas. Veremos no próximo capítulo um pouco mais sobre estas duas ferramentas. Mas anote estes nomes porque são importantes.