Tecnologia necessária (infra-estrutura necessária)

Para se montar uma loja virtual antes de mais nada é necessário ter o domínio que será utilizado para a loja virtual. Domínio é o seu endereço na internet, por exemplo: suaempresa.com.br.  

Um esclarecimento que faço, www é um subdomínio. Um domínio pode ter uma infinidade de subdomínios, por exemplo blog, loja, shop, etc… quando você for registrar um domínio, não informe o www antes.

Este domínio pode ser registrado tanto por pessoa física como pessoa jurídica. Recomendo por questões de credibilidade que o domínio seja terminado em .com.br, e para registrar um domínio o faça em www.registro.br , custa em torno de R$ 40,00 por ano.

Se o domínio que você desejar já estiver registrado na terminação com.br, você pode procurar registrar domínios com finais .com, .net, até .shop existe. Eu não recomendo muito, conforme já explicado acima a terminação .com.br é mais conhecida dos consumidores brasileiros. Para registrar dominios com outros finais, sugiro o http://domains.google , os custos variam conforme a terminação.

Dica: Não aceite que a empresa onde você for contratar sua plataforma registre o domínio para você. Registre você mesmo.

Dica: Evite nomes longos, evite nomes em língua estrangeira de difícil digitação e até mesmo fixação.

O segundo ponto é a hospedagem. Para uma loja virtual profissional a hospedagem deve ser profissional e não pense em economizar muito, existem hospedagens a partir de R$ 3,00 por mês, contudo, estas eu lhe garanto, não são profissionais. Em relação a hospedagem ela será necessária apenas se você optar por um sistema open source e normalmente estes sistemas open source, são em linguagem PHP, logo é necessário uma hospedagem linux. 

Existem empresas sérias como Locaweb, HostGator, Godaddy que oferecem boas hospedagens compartilhadas com mensalidades a partir de R$ 20,00 / mês. Menos que isso desconfie.

Opcionalmente se você busca algo um pouco mais seguro e flexível, você pode optar por uma hospedagem em cloud. Os preços de clouds confiáveis começam em torno de R$ 70,00  por mês. Aqui faço uma ressalva em relação ao tráfego, pois se você possuir muito tráfego soluções clouds podem ser extremamente caras. 

Normalmente as hospedagens já lhe garantem os serviços de e-mail @seudominio. Se você optar por uma plataforma de e-commerce, muito provavelmente eles já lhe forneceram uma hospedagem básica no plano, com direito a contas de e-mail.

É necessário backup diário, pelo menos dos últimos 7 (sete) dias. Verifique com a empresa de hospedagem se eles têm isso ativado e se é no mesmo servidor ou backup externo. Se possível contrate um backup externo. Esse é um ponto que não é levado a sério por muitos lojistas e até mesmo empresas de e-commerce. Já vi vários casos de lojistas que ficaram mais de 2 dias sem suas lojas virtuais porque a empresa não tinha um backup eficiente e plano de contingência. E aqui não basta montar o backup, é necessário testar esse backup periodicamente.

Plataformas sérias possuem tanto, backup diário, como servidores de backup e planos de contingência. Na empresa onde atuo, temos backup diário, local e remoto (em outro data center inclusive), servidor de backup e plano de contingência de 8 horas.

Outro detalhe que só quem conhece na prática o mercado: profissionais qualificados. É algo muito comum em agências digitais, elas serem 100% dependentes de terceiros para assuntos mais técnicos como configurações de servidores e recuperação de backup. E isso torna a resolução de problemas muito mais demorada. Um terceiro não irá ter nenhuma preocupação com a recuperação ágil e precisa de um servidor e arquivos.

Portanto questione à empresa que você irá contratar se os servidores são dedicados ou exclusivos e se existe dentro da equipe própria da empresa pessoas realmente capacitadas na administração de servidores e ou se a configuração e administração dos servidores é 100% própria.

Certificado SSL, é o tal cadeadinho de segurança que aparece nos navegadores. Isso é essencial hoje em dia, inserir dados e até mesmo fazer login em páginas sem SSL é um risco que os próprios navegadores já alertam. Então é necessário ter o certificado SSL. Existem soluções de certificados gratuitos e certificados que custam até 2.000 dólares por ano.

Para quem está começando um certificado básico SSL de 256 bits atende as necessidades perfeitamente.

Dica: não é necessário investir em um certificado EV ou outro muito caro.

Suporte ao sistema de e-commerce. É essencial, pois o mercado é dinâmico e as soluções presentes no mercado tendem a acompanhar o mercado e isso quer dizer mudanças, melhorias, novos recursos.

É comum, meios de pagamento e meios de envio, mudarem seus códigos de integração e exigirem atualizações nas integrações com as plataformas de e-commerce.

Então é necessário volta e meia atualizar o código de programação do sistema para estar atualizado com o mercado.

Citei meios de pagamento e meios de envio, por que estes são essenciais ao pleno funcionamento do sistema, porém, poderia citar outros exemplos como a adição do nono dígito dos telefones, ou a mudança que está por vir do DNI que poderá substituir o CPF e RG.

Outro exemplo que está exigindo adequações nos sistemas de e-commerce é a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Os sistemas todos, não só a loja virtual, mas também meios de pagamentos e sistemas externos integrados a loja virtual que consomem dados da loja virtual tem a obrigação de se adequar.

Demais integrações com sistemas de emissão de NF-e, emissão de etiquetas, integração com sistemas de marketing e estatísticas de acesso.

É extremamente necessário possuir suporte ou garantia de evolução da plataforma. Considero um risco muito grande ficar preso a um sistema de e-commerce, sem garantia de evolução.

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