Vamos primeiramente explicar alguns termos que são utilizados hoje em dia, até para familiarizar o leitor e deixá-lo mais confortável.
Leads: são os clientes em potencial que chegam até seu e-commerce. Quando um visitante faz qualquer ação que demonstre real interesse em seus produtos, você tem um lead. Seja o cadastro na loja, seja um contato no chat, seja o envio de um e-mail pelo seu site, ou até mesmo uma ligação. Quando se fala que o site gera leads, é que ele gerou interesse e fez com que o cliente fizesse algum contato.
Em lojas virtuais é muito comum, criação de campanhas de cadastro de e-mail em newsletter, “cadastre-se e ganhe um cupom de desconto”, por exemplo, no momento que o cliente se cadastra ele é um lead.
ROI: retorno sobre o investimento. Poderíamos exemplificar como taxa de conversão / pelo valor investido.
Outbound marketing: basicamente é o marketing antigo, mídia impressa, rádio, televisão, onde você vai atrás do cliente. O ROI normalmente é elevado e a eficácia para vendas online normalmente não é muito atraente.
Inbound marketing: também conhecido como marketing de atração é basicamente a publicidade online, na qual uma empresa se promove por meios digitais como Blog, SEO, SEM, redes sociais e outras formas de marketing de conteúdo. Normalmente o ROI é para ser mais baixo do que o Outbound marketing, porém estamos vivenciando um inflacionamento dos valores no inbound marketing.
SEO: search engine optimization (otimização de do site para sites de busca). Tornar o site mais atraente para os robôs do google, bing e outros.
SEM: search engine marketing (marketing de sites de busca). Não é a mesma coisa que o SEO, porque este está mais relacionado nos links patrocinados. Então as técnicas de otimização no trabalho com o Google Adwords são denominadas SEM.Meta tags: são valores inseridos no código do cabeçalho da loja. Normalmente as mais citadas são keywords (palavras chave), description (descrição), title (título).